sábado, 27 de março de 2010

O 10º inferno de Dante chamado Maracaibo

Durante uma semana (de 21/03 à 28/03) fiquei na cidade de Maracaibo, que está no estado de Zulia, o mais rico do país e muito próximo da Colômbia. Os maracuchos são considerados os mais piadistas da Venezuela, que, pelo que conheci até agora, é verdade. Eles "tiram onda" da cara de qualquer um a todo instante.
De qualquer forma, o que chamou a atenção mesmo foram outras coisas. A primeira delas o calor. Entre 11h e 15h não se vê uma viva alma na rua por conta das altas temperaturas. Posso dizer que foi o 10º inferno esquecido por Dante Alighieri e sua obra "A Divina Comédia". Média de temperatura de 45°C.
A outra coisa diz respeito a algo que existe em todo o país, menos na capital Caracas, que é o racionamento de água e luz. Aqui há uma forte crise energética, por conta disso, cada Estado tem sua forma de solucionar o problema. No caso de Zulia, água apenas uma hora por dia, e, fica por conta das pessoas encontrar saídas de como a armazenar. Normalmente as pessoas tem tanques d'água dentro dos apartamentos, e, alguns, possuem também caixas d'água do lado de fora. Ao longo do dia, então, tem que utilizar a água de forma inteligente. Se aprende, por exemplo, como gastamos água com descarga, tomar banho, lavar louça ou mesmo as mãos. Assim, se descobre outra maneira de olhar para o consumo dessa riqueza natural de tamanha importância. E, naturalmente, se percebe o quanto a desperdiçamos no Brasil.
Bom, a outra coisa é o racionamento de luz. Todos, duas horas por dia - conforme o rodízio -, ficam sem luz. Cada semana um determinado bairro da cidade tem duas horas específicas do dia para ficar no escuro. O grande problema é que o calor toma conta, pois ficam sem ventilador e ar condicionado. Além disso, como há motores elétricos nos tanques e caixas d'água, também acabam sem água. De minha parte valeu a experiência.
Fora isso, a cidade é muito bonita. Costeada pelo lago que é considerado o maior do mundo, ela mistura arquitetura antiga no centro da cidade, com prédios mais modernos. Todavia, o que predomina são os conjuntos habitacionais populares e casas. Nas fotos registrei as casas do centro histórico; a ponte que atravessa o Lago Maracaibo; a cidade vista da ponte; o mercado popular chamado "Las Pulgas"; um prédio da PDVSA; a visão da cidade da estação de metro "Libertador"; e uma favela.








2 comentários:

  1. Ah, Alê! Muito legal o blog. Vou passar a acompanhar com mais frequência. Beijos e boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. Amigo como posso fazer para enviar uma ajuda a uma pessoa na venezuela

    ResponderExcluir