sexta-feira, 26 de março de 2010

O sistema nervoso central financeiro da Venezuela

Ontem (25/03), fui com amigos na cidade chamada Lagunillas. Nela só vivem funcionários da PDVSA e fica na parte ocidental do Lago de Maracaibo (que é considerado o maior do mundo). É lá a maior concentração de petróleo do país. Por conta disso, o estado de Zulia é o mais rico da Venezuela. O ruim, para Hugo Chávez, é que o governo está nas mãos da direita.

As imagens do Lago são impressionantes. Cada torre ou balancin (não sei como chama em português) é um poço de petróleo. Já tem 80 anos desde a descoberta da primeira fonte no local, e dizem que ainda tem muito mais para ser descoberto.

Entretanto, por conta da alta extração de petróleo, o terreno em que se localiza a cidade cedeu bastante e está em nível mais abaixo que o lago. Com isso, tiveram que fazer um muro de contensão. Nas fotos registrei o lago, as torres e balancin, os reservatórios de petróleo e, uma refinaria que fica em outra cidade, chamada de San Francisco Del Bajo Grande, que fica na grande Maracaibo. Entretanto, infelizmente, acredito que não tem como mensurar o quão gigantesco é cada uma dessas coisas.



Abaixo está o muro. O lado esquerdo é mais baixo que o direito.





As duas fotos abaixo são da refinaria Bajo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário