Por toda Caracas é possível encontrar pinturas - arte popular ou do governo - que fazem referência à revolução ou ao processo anti- capitalista.
Nesse segundo caso, a relação feita é com o processo de independência do país, quando o exercíto de Simón Bolívar enfrentou o império espanhol. A mensagem passada é a de que agora é preciso buscar independência frente aos EUA.
Há em todas as partes esse tipo de arte urbana pela cidade, seja na saída do Metro, em caixa d'água no meio da periferia, outdoors ou mesmo em prédios no centro de Caracas. Fiz a seleção de algumas dessas imagens, pois nem sempre consegui tirar foto. Entretanto, consegui postar umas das que achei mais bonitas, como ao mural com as faces de Trótsky, Frida, Allende, Fidel, Marx, Zapata, Malcom-X, Ghandi, entre outros. Há um lindo, que fica na saída da estação de Metro Capitólio, em toda a lateral de um prédio, que faz menção ao processo de independência daqui. Essa, aliás, é utilizada em calendários e diversas outras coisas.
É impressionante a quantidade desse tipo de arte pelas ruas, o que, consequentemente, dá todo um clima do processo político que está vivendo a Venezuela hoje, porém, reforçando a lógica revolucionária.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caralhoooo!!!! Coisas lindaaaaaassssss!! Bah! Muito tri meeeesmooo.
ResponderExcluirQueria ir para aí!
beijos te cuida