sábado, 20 de março de 2010

Panteón - o templo positivista da Venezuela

Na semana passada, fui conhecer o tão conhecido Panteón. Este templo fica no centro de Caracas e nele está o corpo do "libertador" venezuelano, Simón Bolívar. Há, também, monumentos em homenagem aos heróis do país, como Francisco Miranda, Antônio José de Sucre, José María Vargas, José Gregório Monagas, entre outros.
O templo, anteriormente, era uma igreja, que no final do século XIX foi expropriada pelo governo federal para fazer ali um local de veneração e memória do processo de independência da Venezuela.
O culto aos personagens é marcante. Há pinturas no teto ao estilo da Capela Sistina da Igreja Católica. Neles, há, por exemplo, cenas em que Jesus Cristo conversa com Simón Bolívar, e, noutro, algum Deus grego - que imagino ser Zeus - falando com "El Libertador".
Este é considerado o lugar sagrado do país e, também, um dos seus principais pontos turísticos. Nas fotos registrei 1) a fachada do Panteón, 2) o salão todo, 3) o mausoléu de Simón Bolívar, 4) o monumento em homenagem ao Francisco Miranda (o segundo personagem mais importante desse processo) e 5) algumas das pinturas no teto. Segue um link que conta de forma mais detalhada a história do local
http://www.venezuelatuya.com/historia/panteon_nacional.htm.



Um comentário:

  1. legal ver essa postagem, na realidade, todas as postagem estão ótimas. essa me chamou a atenção em especial.

    ResponderExcluir