Na semana passada, fui conhecer o tão conhecido Panteón. Este templo fica no centro de Caracas e nele está o corpo do "libertador" venezuelano, Simón Bolívar. Há, também, monumentos em homenagem aos heróis do país, como Francisco Miranda, Antônio José de Sucre, José María Vargas, José Gregório Monagas, entre outros.O templo, anteriormente, era uma igreja, que no final do século XIX foi expropriada pelo governo federal para fazer ali um local de veneração e memória do processo de independência da Venezuela.
O culto aos personagens é marcante. Há pinturas no teto ao estilo da Capela Sistina da Igreja Católica. Neles, há, por exemplo, cenas em que Jesus Cristo conversa com Simón Bolívar, e, noutro, algum Deus grego - que imagino ser Zeus - falando com "El Libertador".
Este é considerado o lugar sagrado do país e, também, um dos seus principais pontos turísticos. Nas fotos registrei 1) a fachada do Panteón, 2) o salão todo, 3) o mausoléu de Simón Bolívar, 4) o monumento em homenagem ao Francisco Miranda (o segundo personagem mais importante desse processo) e 5) algumas das pinturas no teto. Segue um link que conta de forma mais detalhada a história do local http://www.venezuelatuya.com/historia/panteon_nacional.htm.



legal ver essa postagem, na realidade, todas as postagem estão ótimas. essa me chamou a atenção em especial.
ResponderExcluir